Quem é Marcelino ULTRA?

Quem é Marcelino ULTRA?
- Cristiano Marcelino (36 anos) é Bombeiro Militar, Ultramaratonista, Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências pela UFRJ. Casado com Nilce Marcelino (37 anos) e pai de Filipe Marcelino (9 anos).

sábado, 4 de junho de 2011

ULTRA 75 Km: Bertioga-Maresias

Caros amigos,
segue abaixo o relato de minha participação na ULTRAMARATONA Bertioga - Maresias 75Km.
Esta prova denominada Maratona de Revezamento Bertioga - São Sebastião - Maresias 75 Km, acontece 2 vezes ao ano no litoral paulista.
Consiste em percorrer a distância de 75 Km do Forte de Bertioga à praia de Maresias, em percurso realizado em predominância de praias.
Esta distância pode ser percorrida por atletas divididos em Equipes de revezamento de 9, 6 ou 3 atletas, e ainda solo na categoria denominada The Survivors, que é o meu caso.
O percurso apresenta diversos níveis de dificuldade em diversos tipos de terreno e até a temida Serra de Maresias no final da prova, vejam abaixo como é o percurso:
Percurso da prova


Fiz minha estréia nesta prova no ano passado, porém tive sérios problemas desde o dia anterior à prova, tendo febre, vômito, diarréia entre outros. Porém decidi fazer a prova assim mesmo, estava com o apoio on-time de bike com minha amiga Suely Baronto e de apoio de carro com minha esposa, filho e mãe. Assim fui com tudo isto até a linha de chegada, cruzando a mesma em 9h26min30seg. Foi uma vitória!
Até então era a maior distância percorrida por mim numa prova, hoje já conto no meu currículo provas maiores de 160 Km.
Este ano vim com tudo e muito treino para fazer uma prova esperada de 7h, até fiz uma camiseta para usar na prova, como podem conferir abaixo, obrigado aos apoiadores:
Camiseta para a prova

Este ano tive o prazer de ir para a prova muito bem acompanhado de vários atletas da Equipe CE+3. Montamos 2 trios masculino e um sexteto misto, como poderão conferir mais a frente.

Partimos em nossos carros para Bertioga, que está de braços abertos para os atletas 2 vezes ao ano:
Saudação em Bertioga

Como sempre estavam eu com minha esposa Nilce que correu no sexteto e meu filho Filipe que ficou de apoio no sexteto:
Família reunida para corrida

Novamente estava lá meu carro para me apoiar, desta vez dirigido pelo meu grande amigo Carlos Martins, o Carlinhos, que foi fenomenal:
Eu e meu carro de apoio, prontos para largar
Grande Carlinhos, meu staff

Este ano a prova foi muito fria e toda realizada de baixo de muita chuva. O mar estava de ressaca o que contribuiu para nossos pés ficassem encharcados o tempo todo. Não tive problemas quanto ao equipamento. Utilizei tudo da ASICS, proporcionando bastante conforto e performance:
Chuva e frio antes da largada e durante toda a prova

Como é de praxe nas Ultras, encontrei muitos amigos conhecidos para largar. O nível estava muito alto com excelentes e experientes atletas. A largada deste ano foi mais cedo, com os solos saindo às 6h45min:
Largada de 6h45min: The Survivors

Sentei o pé no 1º trecho, de 10,8Km segurando o ritmo mais fiz em 52'59" (Pace: 4'54") me sentindo excelente:
Chegando no PC1
O 2º trecho também foi tranquilo, acabei mantendo o ritmo e fechei os 5,8Km em 28'44" (Pace: 4'54"). Os pés estavam encharcados mas o tênis ASICS GEL FUJI ES que estava usando nem pedia troca, excelente:
Passando no PC 2, hidratando...
... e pé na estrada para o trecho 3

O 3º trecho, de 6,6Km foi percorrido em 32'18" (Pace: 4'57") sem maiores problemas seguindo minha tática programada para a prova e aos poucos começava a passar aos outros competidores. Meus companheiros da Equipe CE+3 que formavam os dois trios que largaram 15 minutos depois de mim, tinham feitos vários contas e prometeram que iriam me passar no trecho 2 ou na pior das hipóteses no trecho 3, porém acabei este terceiro trecho e não tinha sinais deles. Isto poderia ser bom ou ruim, vamos saber mais adiante :
Chegando ao PC3

Para o 4º trecho de prova o frio se manteve e continuei usando o manguito. Este trecho, de 6,3Km também foi percorrido sem problemas em 30'30" (Pace: 4'54"):
PC4 conferindo o tempo com 30Km de prova

O 5º trecho, com 5,6Km foi percorrido em 27'24" (Pace: 4'56"). Neste trecho comecei a sentir uma dor em minha musculatura posterior da coxa e fiz uma aplicação de analgésico spray local para segurar um pouco. Também comecei a sentir uma ardência no mamilo direito, que começou a sangrar devido ao atrito na camiseta, se agravando pelo frio e chuva. Também foi neste trecho que o Thales da Equipe CE+3 Team 3 me passou, com 3 trechos de atraso, verifiquei com ele e vi que estava tudo certo, não tinham passado antes pois meu ritmo estava forte mesmo. A maior surpresa é que todos esperavam que a Equipe CE+3 Team 1 estaria na frente, mas até então nada deles:
Chegando no PC 5

Aplicando um analgésico local...

...hidratando e rumo ao trecho 6

No 6º trecho a chuva aumentou bem mas mantive o ritmo, fechando os 8,1Km em 40'46" (Pace: 5'01") chegando a marca de 44Km de prova, onde a prova começa a ficar mais difícil. Neste trecho o Maurício da Equipe CE+3 Team 1 me passou forte em busca da Equipe CE+3 Team 3 que estava à frente, verifiquei que estava tudo certo com eles e me dei ao luxo de fazer uma brincadeira inusitada: deitei dentro de um dos rios que se formavam na praia e fiz um flexão de braço dizendo "acho que estou bem ainda", foi legal estava brincadeira com meu amigo Cachinho, só pra descontrair. Chegando ao PC 6, pedi um apoio mais atento ao Carlinhos, a chuva estava forte, nem rolou uma foto, tinha muita lama por lá.

E cheguei ao 7º trecho, onde iniciava os 30 Km mais difíceis da prova. Neste trecho de 9,7Km peguei muita chuva forte, muita lama mesmo e acabei me deixando abater psicologicamente. Sabia o que ainda estava por vir e meu ritmo estava forte até então. Decidi (ou fui obrigado) a diminuir o ritmo um pouco se quisesse chegar bem na linha de chegada. Consegui superar as dificuldades deste trecho, com sua subida em 57'47" (Pace: 5'58"). Cheguei ao PC 7 decidido a dar uma volta por cima. Então fiz um pedido ao Carlinhos que teve que subir aquela pirambeira da ponte até o asfalto, onde estava nosso carro. Lá troquei minhas meias e tênis, o GEL FUJI ES estava aguentando muito bem, mas como peguei muita lama e várias ondas fizeram eles encher de areia dentro, achei melhor trocar pois sabia o trecho que tinha pela frente. Coloquei meu ASICS GEL CUMULUS 11, que já rodei mais de um milhar de Kms com ele e sabia que não iria me deixar por menos agora. Também aproveitei para pegar uma pizza (do dia anterior) e coca-cola, que me deram um PLUS para o trecho 8.
Passando pelo PC 7

E deu certo minha tática da alimentação e tênis. O 8º trecho fluiu bem melhor do que o anterior, mesmo com a dificuldade peculiar deste.
Mais um trecho de asfalto rumo ao último PC

Completei os 9,8Km em 59'17" (Pace: 6'02"). Chegando ao PC 8 (último), também devido as ondas e areia fofa decidi outra vez fazer uma troca de meias e tênis, me dando o privilégio de rodar o último trecho com o ASICS GEL NOOSA TRI 6, e sabia que este seria sinistro por causa da Serra, sim a SERRA DE MARESIAS:
Chegando ao último PC

E ela tinha que chegar, depois de correr 68 Km tinha de encarar esta Serra, com 3 Km de subida e quase 400m de desnível, isto subindo tudo e depois descendo novamente ao mar:
Apoio excelente até na Serra!

Nos últimos metros da descida da Serra...

...entrando para a areia fofa de Maresias

Completei este último e duríssimo trecho de 10,3Km em 1h11'37" (Pace: 6'56"). E a ótima notícia: completei os 75Km de prova em 6h41'22" (Pace: 5'21"), simplesmente destruindo meu tempo anterior, o baixando em 2h45'08":
Metros finais de areia fofa com meu amigo Jorge Roberto

E a grande chegada, com o incansável Carlinhos

Realmente foi um excelente resultado, fiquei muito feliz com ele, depois da linha de chegada foi uma festa:
Equipe FELIZ!

Obrigado Marcelle pela força.

Feliz e com sangue na camiseta!

A medalha foi muito bonita, especialmente forjada para os The Survivors. Também os atletas solo tiveram como recompensa uma camiseta exclusiva de Finisher:
Para ganhar a medalha

Olha a medalha aí!

E a merecida camiseta de Finisher!

E o que seria de mim sem o apoio material, mais uma vez o equipamento da ASICS foi excelente e meu carro aguentou mais esta:
Olha o ASICS aí!

E meu carro deu duro de novo para me acompanhar

Não poderia deixar de falar de minha família presente novamente, sem ela o que seria de mim nas Ultras:
Família FELIZ!

Paramentado e NOVO!

Agora vou falar um pouco da participação dos outros integrantes da Equipe CE+3. Primeiramente a Equipe mais bem sucedida, a CE+3 Team 3 (trio masculino), composto por Marcio Bello, Thales Coelho e Marcelo Dias. Tiveram um excelente desempenho completando a prova em 5h40'40":
CE+3 Team 3

Márcio Bello (trechos 1 + 4 + 7)

Thales Coelho (trechos 2 + 5 + 8)

Marcelo Dias (trechos 3 + 6 + 9)

Em seguida tivemos a Equipe CE+3 Team 1 (trio masculino), composta por Márcio Mello, Jorge Roberto e Maurício Soares, com apoio da Marcelle Mello. Também correram muito bem fechando o percurso no tempo de 5h51'42":
CE+3 Team 1

Márcio Mello (trechos 1 + 4 + 7)

Jorge Roberto (trechos 2 + 5 + 8)

Maurício Soares (trechos 3 + 6 + 9)

Marcelle Mello (staff)

E por fim, mas não menos importante, tivemos a Equipe CE+3 Team 2 (sexteto misto), composto por Pedro Roberto, Alessandra Cavalcanti, Marcelo Sampaio, Marjorie Valente, Nilce Marcelino (minha esposa) e Alexandra Karina, com apoio de José Francisco (marido da Alessandra) e de Filipe Marcelino (meu filho). Fecharam os 75Km de revezamento em 7h12'30" com muita alegria:
CE+3 Team 2

Pedro Roberto (trechos 1 + 6)

Alessandra Cavalcanti (trechos 2 + 8)

Marcelo Sampaio (trechos 3 + 9)

Marjorie Valente (trecho 4)

Nilce Marcelino (trecho 7)

Alexandra Karina (trecho 5)

José Francisco (staff)

Filipe Marcelino (staff)

Foi um sucesso a minha participação e de toda a equipe CE+3 nesta prova. Agradeço a Deus por mais esta conquista e a todos pelo apoio incondicional que me foi dado, sobretudo por minha família e meus amigos.

Também gostaria de deixar formalmente meus agradecimentos aos apoiadores que depositaram em mim sua confiança e me ajudaram materialmente a chegar a mais esta vitória:
ASICS

CE+3 RUNNING

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

BARCELLOS SPORTS

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

E muito obrigado a você leitor de meu BLOG por me prestigiar também, por favor faça seu comentário abaixo.

Agora meu calendário de competições para junho e julho será o seguinte, se tudo der certo:
* 19 de junho: Maratona de São Paulo (42Km)
* 26 de junho: Meia Maratona Golden Four ASICS (21Km)
* 17 de julho: DOUBLE Maratona do Rio de Janeiro (84Km)

Até a próxima postagem!

27 comentários:

Anônimo disse...

Cristiano,

É um prazer ter um amigo como vc. Parabéns pela bela prova que eu pude dessa vez presenciar e ver como e o que é ser um Ultramaratonista.

E que venha mais e mais!!!!

Abs
Roberto Gomes ( CE + 3 )

Marcelino ULTRA disse...

Muito obrigado Roberto,
eu que agradeço pelo comentário e pela amizade.

Vamos juntos para mais e mais.

Abraços,
Marcelino ULTRA.

Alessandra Vargas Cavalcanti disse...

Cris...

Parabéns por sua garra, determinação e perseverança.

Fazer parte de seu BLOG é mesmo uma honra.

Que sua coragem continue a contagiar seus seguidores, inclusive, EU (mesmo tendo que melhorar) kkkk....

Beijão e até seus próximos desafios.

Estamos ansiosos...para os novos relatos
:)

Marcelino ULTRA disse...

Oi Alessandra,
obrigado mesmo pelo comentário e força.

Eu que me orgulho por estar junto a pessoas maravilhosas como você.

Eu que me contagio com você para continuar.

Beijos,
Marcelino ULTRA.

Anônimo disse...

Cristiano, mais uma vez parabéns por mais uma Ultra e ter baixado seu tempo na prova.
Carlinhos, agora é minha vez de escrever aquela frase que vc deixou no Facebook na minha foto. Cristiano, quando eu crescer quero ser assim!.
Forte meu Amigo
Ricardo Siqueira.

Marcelino ULTRA disse...

Grande Ricardo,
muito obrigado pelo seu acesso e comentário.
Legal você ter comentado sobre o Carlinhos, ele foi SHOW!

Abraços,
Marcelino ULTRA.

Jacke Gense disse...

oi Cristiano.. admiro demais ultramaratonistas.. vcs conseguem superar seus proprios limites... DEMAIS..
Parabens por mais essa conquista.
bjs
Jacke

tutta disse...

Arrebentou heim Marcelino? hehe
Parabéns a você e toda a equipe que enfrentaram e venceram com brilhantismo estes 75k de prova.
Abraço.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Anônimo disse...

Grande Cristiano,
Realmente é um prazer ter vc. e sua família como amigos, me inspiro na sua garra e determinação para provas longas e se Deus quiser ano que vem estaremos juntos nessas ultras. Um grande abraço e meus sinceros parabéns.
Marcelo Dias.
Obs. E vale o espaço para agradecer a todos pela participação nessa prova , que sem dúvidas foi uma das mais se não a mais importante prova da minha vida
Beijos a todos. VALEU!!!!!!!

Anônimo disse...

Marcelino,
Adorei o relato e as fotos. Excelente apoio e um tempo espetacular. A maioria dos atletas aparecem sorrindo, isto é um sinal fabuloso de felicidade pós-corrida.
Grande abraço!
Gilmar
http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

Marcelino ULTRA disse...

Caros amigos,
muito obrigado pelos comentários.

Gilmar,
concerteza foi tudo espetacular.
Vamos sempre sorrindo mesmo, ficamos muito felizes.

Marcelo,
valeu mesmo.
Quanto mais Ultramaratonistas tivermos melhor será, espero por você concerteza.
Como deixei escrito, teve uma IMENSA diferença do ano passado eu sozinho e este ano em Equipe, SHOW.

Tutta,
valeu, foi execelente o resultado mesmo!

Jacke,
a ideia das Ultras é esta mesmo.
Obrigado pela admiração.

Beijos e abraços,
Marcelino ULTRA.

Joel dos Santos Leitão disse...

Parabéns, Marcelino!
Grande feito esse seu.
Também corri na categoria Survivor, e embora tenha sido muito díficil, é gratificante cruzar a linha de chegada, ainda que em tempo não tão bom como o seu.
Também registro os parabéns aos demais integrantes das equipes de revezamento.
Em tempo, aproveito para deixar consignada minha solidariedade aos Bombeiros do Rio.
Nos vemos na Maratona de Sampa.
Abraços,
Joel Leitão
http://corredordisciplinado.blogspot.com/

Ivo Cantor corre e conta disse...

Parabéns pela sua brilhante trajetória, pela linda família, pelos resultados e pelo blog muito chique. Gostei de tudo. Parabéns e ótimos treinos. Atenciosamente, Ivo, 62 anos, maratonista de Campinas-SP.

Unknown disse...

Parabéns pela prova e pelo excelentissimo tempo. Estou indo para MEIA GOLDEN FOUR ASICS, no RIO, será minha primeira meia maratona e espero conseguir conclui-lá. Espero poder nos encontrar.
Abraços

Marcelino ULTRA disse...

Caros amigos,
que prazer receber vocês por aqui,
obrigado pelos comentários.

Caro ULTRA Survivor Joel,
que legal isto.
você é um VENCEDOR por concluir aqueles 75Km.
Vou comunicar esta mensagem aos demais integrantes da Equipe.
Muito obrigado pela solidariedade ao CBMERJ, é uma vergonha o que o governo do Estado deixa acontecer aqui.
Nos vemos nos Kms de SP!

Ivo,
caro amigo de Campinas, terra de minha 1ª 24h!
Muito obrigado por todos os elogios.

Dart,
valeu pelas palavras,
não sei se é aqui do RJ,
mas se precisar de qualquer apoio estou disponível para ajudar e também minha Equipe CE+3 está de braços abertos para o apoio na Golden Four RJ.
De qualquer forma nos vemos lá!

Beijos e abraços,
Marcelino ULTRA.

CANELAFINA disse...

Um desafio vencido é sempre bom, ainda mais com a companhia da familia e amigos. Gostei do seu relato com detalhes de cada trecho, quem sabe numa proxima estejamos juntos neste lugar tão bonito. Aproveito para registrar aqui do sul minha solidariedade a todos os bombeiros cariocas e suas familias. Bombeiro não é bandido como foi dito de forma tirana pelo prefeito. um abraço. eduardo

Ricardo Cruz disse...

Cristiano,

Meus parabens, é muito bonito ver a sua familia reunida num objetivo tão legal como é o esporte. A equipe CE+3 esta de parabens pelo feito, são todos vencedores, fazer tudo isso , treinar, viajar, competir é tão dificil mas muito prazeroso e depois comemorar o feito é mais especial ainda. parabens galera!

Blog disse...

Fala Cristiano,

Cara, sua determinação e garra são realmente fantásticas.

Parabéns pela prova e pela grande demonstração de superação,

Um grande abraço,

Ricardo Brandão

Marcus Viniccius disse...

Parabens a todos!!! Espetacular a sua e a participação dos integrantes da CE+3, time de guerreiros, me faz lembrar do FLUMINENSE!!! Forte abraço, Marcus Viniccius

Ernani Souza disse...

Parabéns guerreiro, correr solo um ultra acredito eu que não pa qualquer um.
Show D+

Marcelino ULTRA disse...

Caros amigos,
muitíssimo obrigado pelos vários comentários.

Eduardo,
a corrida agrega a todos, sobretudo a família,
onde todos já estão correndo.
Fico no aguardo, em maio do ano que vem estarei lá de novo, quem sabe nos vemos por lá.
Este fato no Corpo de Bombeiros do RJ esta mobilizando o Brasil inteiro, obrigado pela sua manifestação.
Seu pensamento esta corretíssimo.

Ricardo Cruz,
minha família esta sempre presente comigo nos eventos e quando não pode estar me apoia integralmente, graças a Deus.
A Equipe CE+3 concerteza estamos de parabéns, foi SHOW e não vamos parar por aqui.

Ricardo Brandão,
fantástico somos todos nos que superamos nossas metas para uma vida melhor que a corrida nos proporciona.

Marcus,
foi espetacular mesmo nossa participação,
fomos os guerreiros sim daa CE+3.

Ernani,
concerteza não é fácil encarar uma prova destas, mas também é possível se tiver bastante treino e determinação.

Abraços,
Marcelino ULTRA.

Everaldo Motta disse...

Olá Marcelino, bom dia!
Parabéns!!!!que prova difícil, heim!
Voce e nosso amigo Jorge ultramaratonista não dão moleza, bons exemplos de vida.
Um forte abraço,
Everaldo

Marcelino ULTRA disse...

Oi Everaldo,
muito obrigado por sua visita e comentário,
A prova foi difícil sim, mas superamos!
O Jorga também não dá tregua, estamos sempre correndo por aí.

Abraços,
Marcelino ULTRA.

Kleber RG disse...

Que bacana, heim Marcelino!

Mesmo com as condições do tempo adversas, conseguiu baixar (e muito) a sua marca nesta prova!

Este tipo de desafio, a ultramaratona, para mim, é realmente um mistério! Eu, acostumado a distâncias bem menores, corridas rápidas, não faço idéia do tipo de preparação que isto exige. Realmente, é para poucos! E para quem está decididamente disposto a encarar tamanho desgaste e superação!

Não sei se um dia farei uma prova dessas... Talvez sim. E, por enquanto, fico por aqui “batendo palmas” a vocês: “Ultra-Mans”!

PARABÉNS pela conquista!
E pelas fotos publicadas, ficaram ótimas!

Um abraço!
Kleber RG (atleta CUCA)
www.maratonacorreria.com

Marcelino ULTRA disse...

Caro Kleber,
muito obrigado pelo comentário!

Esta prova é muito dura mesma, mas consegui êxito nela, baixando MUITO meu tempo.

Quem sabe sim seu tipo de desafio muda e faz uma Ultra, mas não é moleza...

Obrigado pelas palmas!!!

Abraços,
Marcelino ULTRA.

Jorge Cerqueira disse...

Amigo Cris boa tarde, espetacular a sua participação nesta Ultra de Bertioga, também espetacular o seu relato parabéns meu amigo por mais esta conquista, vc deu um showwww, prêmio merecido...
Agora na próxima Ultra ve se não da mole em colocar esparadrapo nos mamilos...rsss...E realmente para correr esta Ultra tem que estar com o psicológico muito bom, com certeza o dia que for correr esta Ultra virei aqui mais vezes para pegar mais dicas, também espetacular a Nilce e a Equipe CE3 nessa Ultra que eles fizeram o revezamento Parabéns!!!
Ahhh já ia me esquecendo parabéns ao grande e incansável Carlinhos pelo apoio...showww...

Um dia ainda corro por essa equipe...rsss

Valeuuu...Nos vemos na linha de largada...

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Fabi ♥♥♥ disse...

Oi Marcelino,adorei o relato vou fazer o revezamento no dia 22/10 farei o trecho 2 e 5 e pelo que vi no seu gráfico e facil rs
Parabéns pelo belo feito.

Bons Kms
Fabi =)